Há lugares que guardam mais que objetos; guardam histórias, memórias, sentimentos que precisam ser revisitados, reconhecidos e ressignificados. O Museu da Imagem e do Som de Campinas, com suas paredes cheias de ecos e olhares congelados no tempo, é um desses espaços. E, no entanto, ele ainda não brilha na luz de todos, especialmente na dos jovens que crescem na cidade que se desenvolveu (muito!) ao redor dele, distantes de sua riqueza simbólica.
Foi dessa constatação que nasceu MIS à la lumière, um projeto que pretende levar o museu para a luz daqueles que ainda não se veem refletidos ali. Este é um convite à sensibilização, à construção de pertencimento e à educação patrimonial como ferramenta de transformação cultural.
Ao longo de visitas guiadas, estudantes, educadores e membros da comunidade terão a oportunidade de explorar o museu e sua nova sala Imagens de um Sonho (em fase de finalização). A cada visita, os participantes não apenas conhecerão os espaços físicos do museu, mas também se conectarão com ele de forma criativa: uma oficina de fotografia com celular será oferecida para que possam experimentar os conceitos artísticos contidos nas imagens do acervo. Além disso, serão exibidos filmes cuidadosamente selecionados do vasto arquivo do MIS, seguidos de debates guiados, uma experiência que não apenas entretém, mas também provoca reflexões.
.png)